Anuncie Aqui

Assembleia aprova projeto de Camila que cria política de cuidados paliativos para pacientes terminais

Por Levi Ramos em 04/05/2023 às 20:56:05

A Paraíba poderá contar com a Política Estadual de Cuidados Paliativos. A matéria foi proposta pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e aprovada, nesta quarta-feira (3), durante sessão da Assembleia Legislativa (ALPB). Essa prática de assistência é promovida por uma equipe multidisciplinar e visa a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida.

"Essa é uma matéria importante para a saúde estadual. Ela estabelece políticas para minimizar dor, desconforto e sofrimento de pessoas que não estão em estado terminal", destacou a deputada.

A matéria estabelece princípios como: respeito à dignidade da pessoa em seu processo de enfermidade; garantia da autonomia e da intimidade do paciente; confidencialidade dos dados de saúde; e liberdade na expressão da vontade do paciente, de acordo com seus valores, suas crenças e seus desejos.

O projeto cria ainda diretrizes em relação a crianças e adolescentes no processo de enfermidade terminal, como: atendimento individual, sempre que possível, pela mesma equipe de saúde; presença do pai e da mãe ou dos responsáveis legais o máximo de tempo possível durante a internação; hospitalização em área destinada a crianças e adolescentes, evitando-se compartilhamento com habitação de adultos e adequação dos cuidados aos pacientes e aos familiares.

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento e tratamento da dor.


Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
ANUNCIE AQUI

Comentários

ANUNCIE AQUI