PMG

Veja onde se vacinar contra Covid-19 e Influenza nesta terça-feira (2), em João Pessoa

Por Levi Ramos em 01/05/2023 às 19:54:30

Nesta terça-feira (2), João Pessoa segue imunizando contra Covid-19 e Influenza. A vacinação pode ser garantida nas unidades de saúde da família, a partir das 7h e no Centro Municipal de Imunização e policlínicas municipais a partir das 8h. Já o ponto móvel localizado no Mangabeira Shopping, criado estrategicamente para garantir atendimento preventivo em horário ampliado, funciona das 13h às 22h.

A vacinação bivalente contra Covid-19 foi ampliada para população acima de 18 anos de idade, que tenham completado o esquema primário ou com doses de reforço com as vacinas monavalentes (Coro-navac, Astrazeneca ou Pfizer), com pelo menos 120 dias.

Os serviços de saúde também estão oferecendo a vacina contra Influenza. No momento, o imunizante é ofertado, apenas, para o grupo prioritário. A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. O imunizante contra o vírus é trivalente e apresenta três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Fazem parte do grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde recomenda que as vacinas contra Covid-19 e Influenza podem ser aplicadas no mesmo dia em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS. No caso de pessoas imunocomprometidas, com deficiência e com comorbidades, há a necessidade de apresentação da cópia do laudo ou declaração médica que ficará retida no local.

Já os trabalhadores de saúde precisam apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde, que também deve ficar retida no local. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.

Comunicar erro
ANUNCIE AQUI

Comentários

ANUNCIE AQUI